PESQUISADORES

JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI SCOCUGLIA – Currículo Lattes

(Coordenadora do LECCUR)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1988), é docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura/CT/UFPB desde 1989, do PPGAU/UFPB. Mestre em Ciências Sociais/UFPB (1992), doutora em Sociologia Urbana (2003)/UFPE e pós-doutorado em Sociologia Urbana e Antropologia/Université Lumière Lyon 2 / Groupe de Recherche sur la Socialisation – GRS – CNRS. Líder do Grupo de pesquisa Cidade, Cultura  Contemporânea e Urbanidade (CNPq). Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ/CNPQ nível 2. É pesquisadora membro do Réseau Ambiances/CRESSON/ Grenoble/França, do Observatório das Metrópoles/ Grupo Paraíba e do GEFIN – Grupo de Estudos sobre Mercado Imobiliário e Fundiários em Centros Históricos – UFPE.

MARCELE TRIGUEIRO DE ARAÚJO MORAIS – Currículo Lattes

(Vice – Coordenadora do LECCUR)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2001), concluiu o mestrado (2002) em Villes et Sociétés e doutorado (2008) em Géographie, Aménagement et Urbanisme , ministrados pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA de Lyon), cujos cursos estão inseridos na rede da Escola Doutoral sob a sigla ScSo ED 483. Atualmente, exerce a função de professora Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), líder do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura  Contemporânea e Urbanidade e pesquisadora associada da Equipe EDU Environnements Dispositifs Urbains (INSA de Lyon), ligada ao Laboratório CNRS UMR 5600 Environnement, Ville, Société .

ELIZABETTA ROMANO – Currículo Lattes

Livre docente na UFPB – Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Arquitetura. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universitá degli Studi – La Sapienza – di Roma (1972). Título reconhecido pela École d Architecture de Grenoble – EAG – France (1985). Livre Docente pela FAUUSP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003) . Doutora pela FAUUSP (1994) e Mestre pela FAUUSP (1986). Pesquisadora do tema Habitação de Interesse Social.

TEREZA CORREIA DA NÓBREGA QUEIROZ – Currículo Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1970), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas juvenis, juventude, cidade e espaços públicos, sociabilidades urbanas, hip hop e exclusão social.

PATRICIA ALONSO DE ANDRADE – Currículo Lattes

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e mestre em Projeto de Interiores pela Universidad de Salamanca (1999). É professora da Universidade Federal da Paraíba desde 2008 e professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa. Realiza pesquisas na área de planejamento e desenho urbano. É membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura Contemporânea e Urbanidade. É bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2006), com trabalho de conclusão de curso realizado sobre regularização fundiária.

DAYSE LUCKWU MARTINS – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura Contemporânea e Urbanidade. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, urbanismo, arquitetura, joão pessoa, patrimônio e cultura.

ELIÉZER LEITE ROLIM FILHO 

Arquiteto e Urbanista. DIretor de Cinema/Teatro e Docente do DAU/UFPB. Doutorado – DINTER UFBA-UFPB e École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble. Trabalhos de Extensão: O Imaginário do Açúcar Colonial na formação de Imagens Midiáticas na cidade de Areia. 2014/ PRAC/ A UFPB em seu Município; O Cinema no Cariri – A Produção Cinematográfica e as transformações Urbanas nos Cariris velhos. 2016/ PRAC/ A UFPB em seu Município.

JUSSARA BIÓCA – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é conselheira do Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais (PB) e professor assistente do Centro Universitário de João Pessoa. , atuando principalmente nos seguintes temas: requalificação, patrimônio histórico, projeto arquitetônico, patrimônio e paisagem.

PESQUISADORES / ESTUDANTES / ESTAGIÁRIOS:

ANA FLÁVIA ROMEIRO DE MENEZES – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2006). Mestre em Arquitetura e Urbanismo – do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da Profa. Dra.  Jovanka Baracuhy Cavalcanti Scocuglia.

ANA LUZIA PITA – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e Pós-graduação em Arquitetura Hospitalar e Hoteleira. Mestre em Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da Profa. Dra.  Jovanka Baracuhy Cavalcanti Scocuglia.

CAMILA COELHO SILVA – Currículo Lattes

Professora do IEF- PE e Mestre em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba. Participou de projeto de extensão da mesma instituição, bem como de projeto de iniciação científica UFPB sob orientação da Profa. Jovanka Baracuhy Scocugia.

CHRISTIANE NICOLAU ROSENDO FERREIRA – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2009). Mestre em Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2012), sob orientação da Profa. Dra.  Jovanka Baracuhy Cavalcanti Scocuglia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: enclaves, insustentabilidade, moradia, segregação e condomínio fechado. Moderadora desta página.

EMMANUEL BRITO VON SZILAGYI – Currículo Lattes

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, espaço privado e indivíduo. Aprofundou seus estudos sobre patrimônio histórico, arte contemporânea e museologia na Université Pierre Mendès-France Grenoble II (2008/2009). É mestrando em Arquitetura e Urbanismo (UFPB). Participante de projetos de extensão e pesquisa que abrange as áreas de patrimônio histórico e arquitetura da violência.

MARCELA DIMENSTEIN – Currículo Lattes

Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal da Paraíba em 2011. Participou em 2008 do grupo de pesquisa Projeto e Memória e em 2010 passou a fazer parte do grupo de pesquisa Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidade. Mestre em Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB sob orientação da Profa. Jovanka Baracuhy. Docente e pesquisadora do Instituto de Ensino UNIPÊ.

RAFAELA MABEL SILVA GUEDES – Currículo Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é arquiteta da Companhia Estadual de Habitação Popular e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU /UFPB.

TADEU DE BRITO MELO – Currículo Lattes

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestre em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, desenvolve pesquisas relacionadas aos vazios urbanos, à apropriação espacial e as práticas culturais nos centros urbanos. Atualmente é Coordenador de Prática da Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico e Cultural de João Pessoa (PB) e responsável pelas obras de restauração da Capela de Nossa Senhora da Graça e da Escola Municipal de Gastronomia.

TAISE COSTA DE FARIAS – Currículo Lattes

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Estudou na Universidade Federal da Bahia, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, como aluno especial, durante o ano de 2004. Mestre em Arquitetura e urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Projeto e Memória, sob orientação da Profa. Dra.  Jovanka Baracuhy Cavalcanti Scocuglia.

ALESSANDRA SOARES DE MOURA

Mestre em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU/UFPB e Profa. Substituta do DAU/CT/UFPB. Título: A rua pelo avesso: análise das experiências socioespaciais de ambulantes e camelôs no Bairro do Centro de João Pessoa-PB. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU – UFPB, sob a orientação da Profa. Dra. Jovanka Baracuhy C. Scocuglia.

LUANA STEPHANIE DE MEDEIROS. Currículo Lattes

Mestranda do PPGAU – UFPB sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. Título provisório. Imagem e Imaginário – dando visibilidade ao invisível, reflexões sobre apreensão no espaço público da cidade de João Pessoa.

RAFAEL GANIER ARAGÃO RODRIGUES 

Bolsista pesquisa de PIBIC sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. ANÁLISE URBANA E PRÁTICAS SOCIAIS NO ANTIGO PORTO DO RECIFE. PROCESSOS E MUDANÇAS RECENTES. 2015. Iniciação científica (CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – CT -UFPB) – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB.

JENNIFFER FIGUEIREDO DE MEIRA LIMA

Bolsista pesquisa de PIBIC sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. AS INTERVENÇÕES RECENTES NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO ANTIGO PORTO DO RECIFE: USOS E APROPRIAÇÕES POR TRANSEUNTES. 2015. Iniciação científica (CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – CT -UFPB) – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB.

MOISÉS FERREIRA CUNHA JÚNIOR 

Mestrando PPGAU/UFPB, sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. Título provisório. A Reprodução da cidade contemporânea: intervenções urbanas em Waterfronts, o caso do projeto Porto Novo Recife.

THUANY GUEDES MEDEIROS  

Mestranda PPGAU/UFPB, sob orientação da Profa Marcele Trigueiro Morais. Título provisório. Nos bastidores da cidade: O jogo de atores sobre os espaços públicos do Altiplano nobre.

RAPHAEL ALBUQUERQUE DOS SNTOS. Currículo Lattes

Mestrando PPGAU/UFPB, sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. Título provisório. O novo açude velho: o processo de produção do espaço urbano.

CLAIRE COCCO-MAGNARD (intercâmbio – EVS-ITUS/INSA Lyon/França – LECCUR/UFPB). 

Estagiária sob orientação da Profa. Marcele Trigueiro Morais. Título da pesquisa. As dinâmicas de apropriação dos espaços públicos no Brasil: causas e consequências sobre urbanidades. O caso de João Pessoa-PB. João Pessoa, 2017. EVS-ITUS Equipe de recherche Ingénieries Techniques Urbanisations Sociétés. Composante de l’UMR 5600 du CNRS
Environnement Ville Société. Département GCU de l’INSA de Lyon EM PARCERIA COM LECCUR/CT/UFPB.

ANA KLUPEL PEREIRA GAIÃO 

Mestranda PPGAU/UFPB, sob orientação da Profa Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. Título provisório. A produção e a reinvenção de espaços públicos na cidade de João Pessoa.

ANNA ROBERT  (Intercâmbio – EVS-ITUS/INSA Lyon/França – LECCUR/UFPB).

Estagiária sob orientação da Profa. Marcele Trigueiro Morais e Chantal Berdier. Projet d’Initiation Recherche et Développement. Título: Urbanité locale sur le quartier Altiplano Interface des habitations avec la rue: impact de la perméabilité public/privé. João Pessoa, 2013/2014. EVS-ITUS Equipe de recherche Ingénieries Techniques Urbanisations Sociétés. Composante de l’UMR 5600 du CNRS
Environnement Ville Société. Département GCU de l’INSA de Lyon EM PARCERIA COM LECCUR/CT/UFPB.

YOLAN PIBRAC (Intercâmbio – EVS-ITUS/INSA Lyon/França – LECCUR/UFPB).

Estagiário sob orientação da Profa. Marcele Trigueiro Morais e Chantal Berdier. Projet d’Initiation a la Recherche et au Developpement – PIRD 2 : Analyse et etude de l’espace public du quartier Torre de João Pessoa. João Pessoa, 2016. EVS-ITUS Equipe de recherche Ingénieries Techniques Urbanisations Sociétés. Composante de l’UMR 5600 du CNRS Environnement Ville Société. Département GCU de l’INSA de Lyon EM PARCERIA COM LECCUR/CT/UFPB.

BASTIEN MOULIN (Intercâmbio – EVS-ITUS/INSA Lyon/França – LECCUR/UFPB).

Estagiário sob orientação da Profa. Marcele Trigueiro Morais e Chantal Berdier. Projet d’Initiation a la Recherche et au Developpement – PIRD : Urbanités et tensions socio-spatiales : Les dynamiques d’appropriation de la place Ponto de Cem Réis, à João Pessoa. João Pessoa, 2015. EVS-ITUS Equipe de recherche Ingénieries Techniques Urbanisations Sociétés. Composante de l’UMR 5600 du CNRS Environnement Ville Société. Département GCU de l’INSA de Lyon EM PARCERIA COM LECCUR/CT/UFPB.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s