QUEM SOMOS

LECCUR – Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades

O LECCUR foi criado em 2010 e está vinculado ao Departamento de Arquitetura/CT  e PPGAU da UFPB. Tem como objetivo desenvolver pesquisas que articulem as dimensões arquitetônica, urbanística, sócio-cultural e histórica com foco nas dinâmicas contemporâneas.

As cidades e as culturas urbanas constituem-se como espaços em transformação nas últimas décadas impulsionadas pelas inovações tecnológicas e por novas formas de governança, gerando novas urbanidades e alterando as existentes. Tais transformações ganharam contornos diversos, estimulando uma reflexão crítica sobre as tendências recentes que conduzem a necessidade de uma avaliação rigorosa dos parâmetros urbanísticos e de gestão das cidades.

Torna-se urgente discutir urbanismo e arquitetura em articulação com os fenômenos socioculturais na construção de urbanidades considerando partes constitutivas destas transformações as histórias dos praticantes dos espaços da cidade e a forma como percebem e reagem aos dispositivos técnicos dos poderes públicos e privados nos espaços públicos. Pretende-se debater sobre as novas formas epistêmicas neste campo disciplinar, na busca de alternativas para a “crise” da cidade contemporânea, relacionando os espaços construídos e as práticas urbanas, vendo a cidade como uma criação da inquietude cuja materialidade é híbrida.

A arquitetura e o urbanismo enquanto fenômenos técnicos e culturais relevantes para a construção de urbanidades e modernização das cidades fazem parte constitutiva e importante destas questões e transformações. De fato, a produção arquitetônica e urbanística da cidade contemporânea, associando objetos urbanos e públicos diversos, abarca questões de cunho técnico e social – a observação das atividades projetuais de concepção urbana, bem como das práticas sociais desenvolvidas no espaço urbano constitui, dentro deste contexto, fonte inesgotável de informação acerca da cidade e de suas urbanidades.

Atento às novas necessidades de avaliação da relação da cultura com a sociedade e da interface entre técnica e sociedade, decorrente dos processos de produção e de mobilização urbana atuais, o Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades está voltado para questões relativas a:

  • produção da cidade contemporânea e atividades projetuais que determinam o funcionamento dos objetos urbanos;
  • agentes, processos e impactos do crescimento e da modernização das cidades;
  • processos de patrimonialização, estetização, homogeneização, pacificação e espetacularização das paisagens urbanas;
  • identidades, modos de representação e recursos de promoção da cidade em contextos de marketing urbano e competitividade inter-cidades;
  • mercados de bens, serviços e equipamentos culturais;
  • condições de governação e revitalização cultural das cidades;
  • interpretação do patrimônio cultural urbano;
  • usufruto da cidade contemporânea e atividades sociais urbanas que decorrem da mobilização dos objetos urbanos;
  • práticas e relações ligadas às atividades sociais urbanas;
  • usos dos espaços públicos urbanos;
  • aceitabilidade social dos projetos urbanos;
  • informação e participação/exclusão da vida coletiva;
  • disputa e politização das espacialidades das cidades;
O grupo pretende subsidiar disciplinas da graduação e da pós-graduação, produzir artigos e livros, participar e oferecer seminários e estabelecer convênios e parcerias interinstitucionais com laboratórios e programas de pós-graduação de outras Universidades do Brasil e do exterior. Ressaltem-se as parcerias existentes: UFBA (DINTER); Programa ARCUS – Rhône-Alpes; Université Lumière Lyon 2/ITUS-EVS(INSA); GRS/Anthropologie et Sociologie(Université Lyon 2). Faz parte do Réseau Internationale Ambiances/CRESSOn/Grenoble/França.
Portanto, este grupo de pesquisa se propõe a realizar pesquisas, promover a atualização dos professores, incentivar os alunos à pesquisa e gerar fontes de informações para futuras investigações. Abarca a produção arquitetônica e urbanística da cidade contemporânea, associando objetos urbanos e públicos diversos, questões de cunho técnico e social.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s