10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição

Futuro de nossas Cidades será discutido durante CONGRESSO MUNDIAL em PORTO ALEGRE realizado entre 23 e 26 de novembro e reunirá cerca de 800 participantes de 150 grandes cidades.

Porto Alegre abrigará o 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição, promovido pela Metropolis – Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura da capital gaúcha. O evento será realizado em vários espaços públicos do Centro Histórico da cidade.

Voltado para todos os interessados em políticas de planejamento urbano e metropolitano, qualidade de vida e práticas sustentáveis nas cidades, o 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição terá a participação de autoridades locais (governadores, deputados, prefeitos, secretários e vereadores), gestores e planejadores de políticas urbanas, arquitetos e urbanistas de mais 150 grandes cidades no mundo. Será uma oportunidade para a troca de experiências e para o estabelecimento de contatos entre gestores públicos e especialistas nos temas vindos de diversos países. Além disso, o Congresso será uma importante ocasião para fomentar o intercâmbio entre cidades emergentes (cooperação Sul-Sul).

“Diante da crise econômica, da escassez de petróleo e do esgotamento do atual modelo de crescimento, são necessárias novas práticas para as cidades. Essa mudança de paradigma afeta todos os aspectos das metrópoles: o meio ambiente, a governança urbana e metropolitana, a qualidade de vida dos cidadãos e a inovação nas cidades”, comenta Jean-Paul Huchon, presidente da Metropolis e do Conselho Regional de Île-de-France (Paris). “Esses serão os principais temas de nosso Congresso, que contará com a participação de algumas das maiores cidades do mundo”, destaca.

O Congresso contará com cerca de doze encontros, entre mesas-redondas, sessões plenárias e reuniões, em que se discutirão temas como governança, planejamento, democracia participativa, inovação, mudanças climáticas, agricultura periurbana e energias renováveis. Entre os nomes confirmados estão Joan Clos, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-executivo da ONU-Habitat; Wim Elfrink, vice-presidente-executivo da Cisco; Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo; Tarso Genro, governador do Estado do Rio Grande do Sul; José Fortunati, prefeito de Porto Alegre; Xavier Trias, prefeito de Barcelona; Park Taus, prefeito de Johanesburgo, David Simango, prefeito de Maputo, Hsiung-wen Chen, vice-prefeito de Taipei, Miguel Lifschitz, prefeito de Rosário (Argentina); Marta Suplicy, senadora (SP); Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá, Jorge Furtado, cineasta brasileiro, e Melissa Mark-Viverito, vereadora de Nova York.

Maiores Informações: http://portoalegrecongress2011.metropolis.org/pt-br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s